terça-feira, 1 de outubro de 2013

Trinta dicas de como ser Sábio para ''Deus''



Querido amigo e irmão, no post anterior do Blog escrevi sobre a igreja Sábia e Tola. Qual igreja ‘’você’’ é ?

Pois bem, percebi e no tocante disso, acho que o espírito santo tem me ajudado muito (Graças a Deus) a compartilhar ideias como esta. Amém!

Então amigos, no livro de Provérbios (que eu aconselho a lerem e relerem); Salomão da suas instruções e conselhos para os que buscam ser sábios aos olhos de Deus.

Nos Capítulos 22,23 e 24 vou mostrar as trintas (30) dicas de Salomão para você fazer parte da igreja sábia. Não se prendam só nestas passagens e comecem a ler desde do Primeiro capitulo ao último. Se você ler e praticar com o que está escrito, com certeza você é uma pessoa que faz partes das virgens Sábias que vão ao encontro das bodas com Jesus Cristo (como está em Mateus 25). Que o espírito de Jesus Cristo esteja conosco.

As Dicas:
1ª Dica

‘’ Não tire vantagem do pobre só porque ele é pobre, nem se aproveite daqueles que não tiverem quem os defenda no tribunal. Pois o Senhor defenderá a causa deles e ameaçará a vida de quem os ameaçar.’’

2ª Dica

‘’Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.’’

3ª Dica

‘’ Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.’’

4ª Dica

’ Não mude de lugar os marcos de divisa de terras que os seus antepassados colocaram. ‘’

5ª Dica

‘’ Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.’’

6ª Dica

‘’ Quando você for jantar com alguém importante, não esqueça quem ele é. Se você é guloso, controle-se. Não tenha pressa de comer a boa comida que ele serve, pois ele pode estar querendo enganar você. ’’

7ª Dica

‘’Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.’’

8ª Dica

Não coma na casa de um homem miserável, nem tenha pressa de comer a boa comida que ele serve. “Coma um pouco mais”, diz ele, mas não está sendo sincero. O jeito dele fará com que você fique enjoado. Você vomitará o pouco que comeu, e todos os seus elogios ficarão desperdiçados.

9ª Dica

Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente.

10ª Dica

Não mude de lugar uma divisa antiga, nem tome posse de terras que pertencem a órfãos. Deus é o poderoso defensor dos órfãos e defenderá a causa deles contra você.

11ª Dica

Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder.

12ª Dica

Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.

13ª Dica

Meu filho, se você se tornar sábio, eu ficarei muito feliz. Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria.

14ª Dica

Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.

15ª Dica

Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.

16ª Dica

Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer.

17ª Dica

Meu filho, preste bem atenção no que eu digo e siga o exemplo da minha vida. As prostitutas e as mulheres imorais são uma armadilha perigosa e sem saída. Como um ladrão, elas esperam pelas suas vítimas e tornam muitos homens infiéis.

18ª Dica

Quem é que grita de dor? Para quem são as tristezas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimentos que podiam ter sido evitados? É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas.  Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas esquisitas e falará tolices. Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio. Então você dirá: “Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo levantar? Preciso de mais um gole.”

19ª Dica

Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles. Eles só pensam em violências e, quando falam, é para ferir alguém.

20ª Dica

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma. Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.

21ª Dica

Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força. Afinal, antes de entrar numa batalha, é preciso planejar bem, e, quando há muitos conselheiros, é mais fácil vencer.

22ª Dica

Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer.

23ª Dica

Quem planeja o mal será chamado de “criador de problemas”. Os planos dos que não têm juízo são pecados. Todos odeiam quem vive zombando dos outros.

24ª Dica

Quem é fraco numa crise é realmente fraco.

25ª Dica

Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte (Pecado). Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer.

26ª Dica

Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua, assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança.

27ª Dica

Você, homem perverso, não fique espiando a casa do homem honesto para assaltá-la. A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que sempre se levanta de novo. Mas a desgraça acaba com os maus.

28ª Dica

Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça. O Senhor Deus vai saber que você ficou contente com isso e não vai gostar. E ele poderá parar de castigar esse inimigo.

29ª Dica

Não se revolte por causa dos maus, nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando.

30ª Dica

Meu filho, tema a Deus, o Senhor, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles, pois num instante elas podem se arruinar. Você pode fazer uma ideia da destruição que Deus ou as autoridades podem causar?

Queridos, essas palavras são boas como um mel, se alimente delas e cresça espiritualmente. Se torne uma pessoa sábia aos olhos de Deus. Para que, quando ele vier. Ele lhe conheça. Fiquem com Deus! Amém! ;) 

2 comentários :